GERAL

O QUE É O PLÁSTICO

28102015.Template

O plástico é um material muito utilizado em nosso cotidiano, a ponto de que muitas vezes é difícil imaginar como seria a nossa rotina, sem a utilização deste material.

Podemos encontrar a utilização do plástico em vários ambientes, como por exemplo, em construção civil, agrícola, calçados, móveis, alimentos, têxtil, lazer, eletrônicos, materiais de escritório, turismo e tantos outros que podem ser identificados.

A Complast proporciona para você o melhor comércio de plásticos de Curitiba. E para adquirir um material de qualidade, acesse o site e confira os produtos disponíveis.

 

O que é o plástico

Este material é formado pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros, que por sua vez são formadas por moléculas menores, conhecidas como monômeros. O plástico é produzido através de um processo químico sendo a polimerização, que proporciona a união química de monômeros, com o objetivo de formar polímeros plásticos.

Alguns setores como produção e comercialização de plásticos, assim como o de embalagens para alimentos e bebidas, estão conseguindo se destacar a cada dia mais, visto que o plástico proporciona excelentes características para quem utiliza, como por exemplo, a transparência, resistência, leveza e a atoxidade.

 

Vantagens da utilização do plástico

São várias as vantagens que podemos identificar com a utilização deste material. No entanto as principais características são:

  • Menor consumo de energia para a sua produção
  • Redução do peso do lixo
  • Menor custo de coleta e destino final
  • Poucos riscos no manuseio
  • São práticos
  • São recicláveis

Outra vantagem que podemos encontrar na utilização deste material, é o fato de que a matéria-prima do plástico é o petróleo, de modo que existe uma complexa mistura de compostos, proporcionando a fabricação de uma grande quantidade de produtos que necessitam do plástico, sendo capaz de ser moldado de acordo com a necessidade e o seu objetivo final de utilização, dando forma a novos objetos.

 

História do plástico

A origem do termo plástico vem do grego plassein, que exprime a característica dos materiais que possuem uma fácil mudança de forma física. Este termo é adotado para identificar os materiais que podem ser moldados através de condições de pressões e calor, ou até mesmo por reações químicas.

O primeiro fato que levou a humanidade ao conhecimento do plástico foi o desenvolvimento do sistema de vulcanização por Charles Goodyear, em 1839, adicionando enxofre a borracha bruta, de forma que a borracha tornava-se mais resistente ao calor.

Com a evolução e o conhecimento dos empregos do plástico foi criada uma classificação para este produto, sendo os termoplásticos e o termofixos.

Os termofixos são polímeros de cadeia ramificada, para os quais o “endurecimento” é uma consequência da reação química que acontece de forma irreversível.

Por sua vez os termoplásticos têm como grande vantagem a versatilidade e facilidade de utilização, de forma que consegue se desprender da necessidade de máquinas e equipamentos muito elaborados.  

Dentre os termofixos que são os mais conhecidos, podemos encontrar o poliéster. Este produto constitui a família de polímeros resultantes da condensação de ácidos, de forma que podem ser classificados como resinas saturadas ou ainda, insaturadas dependendo da cadeia molecular.

O plástico possui ainda alguns benefícios, como por exemplo, o fato de serem resistentes, práticos e versáteis. Agora que você já conhece um pouco mais da utilização e benefícios do plástico, pode utilizar de uma forma mais eficaz este material. Para adquirir produtos de plástico com elevada qualidade e resistência, entre em contato com a Complast.

Comércio de plástico em Curitiba

A Complast atua no mercado desde 1972. A empresa oferece produtos de qualidade e garantia. A Complast Comercial de Plásticos Ltda é líder de mercado. Conta com ampla variedade de produtos buscando sempre inovar. O setor de pesquisa e desenvolvimento da empresa continuamente elabora novos produtos, considerando o padrão de qualidade e a satisfação de nossos clientes. Para mais informações, ligue: (41) 3332-2488 ou acesse nosso site: www.complast.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *